quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Homenagem para um dos moradores mais antigos de nossa cidade

Leôncio Miguel aos 84 anos.
(clique na foto para ampliar)
Hoje (17) eu, Joabson Silva, homenageio meu avô materno e pai de criação, Leôncio Miguel. Um ilustre cidadão Japiense. Uma figura que merece toda a nossa atenção e homenagem, o qual nasceu nesta cidade e junto aos seus irmãos, constitui uma das maiores famílias do município de Japi, a família Miguel.

Mestre Leôncio, como é conhecido, nasceu em 17/09/1930 e completa hoje 84 anos em sã consciência, muito lúcido e se orgulhando em contar a história de Japi desde a sua origem, pois quando ele nasceu havia apenas uma Rua na cidade, que é a principal Manoel Medeiros. Na época  existiam apenas 12 casas. 

Foi um grande tocador de fole 8 baixos na região e segundo o mesmo, em boa parte de sua vida, sustentou a família com a cota recebida nas festas de casamentos que animava tocando. Hoje o seu passatempo é cantar cantigas de sua época, contar causos, anedotas e recitar versos. 

Desde muito jovem e seguindo a origem de sua família, Leôncio dedicou-se ao trabalho na roça e as brincadeiras culturais/populares que reinavam naquela época, como o folguedo Reis de Bois, ou Boi de Reis, onde durante os anos de 1949 há 1957 o mesmo interpretava o mestre sala na brincadeira e regia toda a cena teatral feita por seus companheiros.

Leôncio aos 19 anos junto a Chico Geraldo  e Oliveira no ano de 1949.
Rapaz vistoso e namorador, Leôncio casou-se em agosto de 1954 com Maria das Dores, conhecida por Santa de Leôncio. Fruto deste casamento nasceram quatro filhos que são: José, Maria, Xavier e Daluz, destes hoje eles têm 22 netos e 24 bisneto.

Hoje é um dia muito especial para todos nós, pois meu avô, o patriarca da família, completa mais um ano de vida, então temos motivos de sobra para celebrar essa data tão especial.

Esperamos que essa data se repita por muitos e muitos anos, desejamos ainda muita saúde e muita felicidade. Esses são os sinceros votos de toda a família Miguel.

No ano de 2012 Leôncio foi homenageado pela prefeitura municipal de Japi, onde fez uma participação especial no Boi de Reis, que fora realizado na praça central da cidade.
Ele é um dos moradores mais antigos de Japi, nasceu nesta cidade e daqui nunca saiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.