quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Japi e sua ''queda'' populacional

Por que a população de Japi vem diminuindo ao longo de sua história?

Área territorial de Japi (km²)
188,991

Na década de 90, Japi tinha uma população de seis mil e setenta e dois habitantes (6.072). Nos censos seguintes aos anos 2000 foi perdendo habitantes significativamente:

1991 = 6.072 habitantes.
1996 = 6.245 habitantes.
2000 = 6.328 habitantes.
2007 = 5.610 habitantes.
2010 = 5.522 habitantes.
2014 = 5.427 habitantes.

Não tivemos acesso aos censos anteriores a 1991.

Os números mostram crescimento até a década de 2000. De lá pra cá, os censos mostram uma grande perda de habitantes em nossa cidade.

Outra coisa que nos chama a atenção, é que a quantidade de eleitores está muito próxima ao número de habitantes. A cidade de Japi é jurisdicionada pela 16ª Zona Eleitoral, que abrange também Santa Cruz. O município tem 5.381 eleitores e 5.427 habitantes, ou seja, pelos números, quase todo cidadão Japiense tem direito ao voto nos pleitos eleitorais.

Curiosidade: Um marco na história da região que fez com que muitos habitantes deixassem a zona rural e urbana foi a PRAGA DO BICUDO. Como sabemos entre os anos 70 e 80 a agricultura do algodão era muito forte em nosso município, mas só predominou durante cerca de 20 anos, até ser atingida pela PRAGA DO BICUDO e dizimada, fazendo com que várias pessoas deixassem a cidade a procura de melhores condições de vida. Mas isso aconteceu há 3 décadas, então não é bom que vejamos isso como uma matriz dessa escassez populacional.

Qual será o futuro populacional de Japi? Creio que chegaremos a um ponto em que o número de habitantes se estabilizará (claro, se não houver uma grande mudança de destino, como uma grande tragédia, que venha fazer mais pessoas saírem, ou uma grande fortuna, que venha fazer com que muitas pessoas venham ao nosso município).

Dados geográficos cedidos pelo IBGE com informações culturais do Sr° Leôncio Miguel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários, principalmente os comentários postados pelo Facebook; Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.

Seu comentário será enviado para o moderador.